• Prof. Weber Alves

CONTABILIDADE DE CUSTOS


A contabilidade custos é um segmento da contabilidade que estuda e analisa os custos de uma empresa.


A contabilidade de custo é uma parte da contabilidade geral de uma empresa, sendo mais voltada para o estudo racional dos gastos realizados.


O objetivo é fazer com que os gestores conheçam os valores envolvidos na produção e oferta de um serviço ou produto, informação que é fundamental para uma gestão eficiente.


Vamos supor que você deseja produzir algo: Quanto exatamente isso vai custar? Você tem uma idéia aproximada das despesas envolvidas em seu processo produtivo? Consegue mensurar todos os pagamentos realizados pela sua empresa? A contabilidade de custo é justamente o que vai manter você sempre atualizado para responder a estas e outras perguntas relacionadas à gestão financeira de seu ou de seus negócios.


O que significa contabilizar os custos?


Basicamente, entende-se por contabilidade de custos, o registro dos valores empregados nas empresas, para a produção do que será oferecido aos clientes, independentemente se estamos falando de produtos ou serviços.


Fazer a contabilidade de custo de uma organização, portanto, é entender onde estão e como se comportam os custos dentro dela. Assim, é necessário colocar no papel os gastos com matéria-prima, com funcionários, com fornecedores, energia, água, entre outros elementos, fundamentais para que o produto ou serviço que a sua empresa oferece ganhe o mercado e lhe traga os lucros e demais resultados que você espera.


Qual a função da contabilidade de custo?


Fazendo uma breve análise, as principais funções da contabilidade de custos são:

a) Estabelecer os custos para um determinado período;

b) Ter maior controle sobre as quantidades físicas produzidas, por meio do custo médio;

c) Estabelecer sistemas de controle de custo que permitam análises, comparações, redução ou melhoria do custo;

d) Fornecer dados de custo com relação a determinadas alternativas, a fim de que a administração possa tomar decisões quanto à escolha.


Com as informações fornecidas pela contabilidade de custo, é possível controlar melhor as despesas de produção e ajudar nas tomadas de decisões. O mais importante é que esses custos estejam sempre sob controle e sejam monitorados para que sua gestão jamais saia dos eixos.


Vamos estudar no decorrer do curso, os conceitos, as finalidades e as diferenças entre os ramos da contabilidade: Financeira, Gerencial e Custos.


Então, Bora lá?

35 visualizações1 comentário
 

Formulário de Inscrição

Unidade Fortaleza

Av. Humberto Monte, 2929 - Ed. Premium Business - Torre Norte - Sala 215N - Pici - Fortaleza - CE -  Brasil

Unidade Cascavel

Av. Chanceler Edson Queiroz, 3376 - Sala 109 - Centro - Cascavel - CE - Brasil

  • Facebook
  • Google Places

©2019 by DifferentPlan Soluções Empresariais. Proudly created with Wix.com