• Prof. Weber Alves

IR 2019 FORMAS DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO

Atualizado: 9 de Mar de 2019

Assim como nos anos anteriores, a declaração do IR 2019 poderá ser preenchida e entregue de três formas:

  1. Em qualquer computador, baixando o programa do IR 2019;

  2. Em tablets ou celulares, por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível no Google Play (versão Android) e na App Store (versão iOS);

  3. Diretamente no site da Receita, apenas para quem possui Certificado Digital. Basta acessar o serviço "Meu Imposto de Renda", no centro virtual de atendimento (e-CAC) da Receita.


A expectativa da Receita é de que do total remessas de Imposto de Renda, 700 mil ocorram por meio dos aplicativos para celular. O número de contribuintes que usam essas ferramentas deve mais que dobrar. No ano passado, 320 mil pessoas usaram os aplicativos.







DECLARAÇÃO COMPLETA OU SIMPLIFICADA


O contribuinte pode escolher o modelo completo ou o simplificado para enviar sua declaração. O limite para esse desconto de 20% é de R$ 16.754,34.

Na opção pelo simplificado, é aplicado o desconto padrão de 20% (independentemente de gastos com saúde e educação, por exemplo).



DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA


A Receita manteve a opção de usar a declaração pré-preenchida. Ela está disponível apenas para contribuintes com Certificado Digital, no centro virtual de atendimento (e-CAC).


É preciso que o contribuinte tenha entregado declaração em 2018 e que as fontes pagadoras tenham enviado as informações do contribuinte para a Receita.


O mesmo vale para médicos, planos de saúde, imobiliárias e outras empresas ou profissionais com os quais o contribuinte teve alguma relação.


Eles também são obrigados a enviar dados fiscais à Receita. A declaração pré-preenchida só será aceita se todas essas informações estiverem disponíveis no sistema da Receita.


CPF PARA TODOS OS DEPENDENTES


Uma novidade do IR 2019 que já havia sido divulgada pela Receita é a exigência de CPF para todos os dependentes, independente de idade. No ano passado, só quem tinha mais de 8 anos precisava ter documento próprio.


DADOS DETALHADOS DE IMÓVEIS E VEÍCULOS


No ano passado, a Receita chegou a informar que em 2019 obrigaria os contribuintes a detalhar informações sobre seus imóveis e carros, como número de matrícula e IPTU do imóvel e Renavam do veículo.


Entretanto, o Fisco adiou a medida e declarou que a obrigatoriedade só valerá a partir de 2020. Este ano, portanto, a inclusão desses dados ainda será opcional, assim como foi em 2018.



#ImpostodeRenda2019

0 visualização
 

Formulário de Inscrição

Unidade Fortaleza

Av. Humberto Monte, 2929 - Ed. Premium Business - Torre Norte - Sala 215N - Pici - Fortaleza - CE -  Brasil

Unidade Cascavel

Av. Chanceler Edson Queiroz, 3376 - Sala 109 - Centro - Cascavel - CE - Brasil

  • Facebook
  • Google Places

©2019 by DifferentPlan Soluções Empresariais. Proudly created with Wix.com